Páginas

DIGA SEMPRE : "TODOS OS DIAS,
SOB TODOS OS PONTOS DE VISTA,
VOU CADA VEZ MELHOR!!!"

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Co-dependência













Co-dependência é um termo usado para designar pessoas, que são fortemente ligadas emocionalmente a outra pessoa. Essa dependência pode ser de duas maneiras
1. Física - quando ligada a uma pessoa de  quem não consegue se desvincular (tipo pais, amigos ou outro parente). 
2. Psicológica - quando ligada ao álcool, drogas, ou alguma outra substância psicoativa ou ainda, comportamentos destrutivos tipo jogos de azar ou ainda quando existe transtorno de personalidade.
Ambas dependências causam grande prejuízo para o indivíduo e sua sociedade. 
O co-dependente  entende que estando numa relação,  só conseguirá ser feliz dependendo da pessoa que ele está "tentando ajudar". Daí vem as condutas desruptivas: permitir ser destruído pelo outro, permitir que o outro lhe abuse, lhe controle, exerça autoridade coercitiva  sobre ele, que o outro seja exigente em qualquer âmbito fora de controle...Mesmo com todas esses comportamentos inaceitáveis, o co-dependente ainda achar que está bem, que tem que ser assim, que deve ser mais tolerante, mais compreensivo com seu algoz... Seu intuito é sempre agradar o outro. 
"Muitas vezes, pensamos que somos a melhor pessoa do mundo porque agradamos aos outros e não a nós mesmos. Interrompemos nossas atividades para atender ao chamado alheio. Fazemos sempre mais do que os outros nos pedem, e, habilidosamente, antecipamos seus desejos e abrimos mão dos nossos com extrema facilidade. Depois, ficamos chateados quando os outros não fazem o mesmo por nós! ". -Bel César
Características do codependente:
1. Sentir-se responsável por outra(s) pessoas(s) – pelos sentimentos, pensamentos, ações, escolhas, desejos, necessidades, bem-estar, falta de bem-estar e até pelo destino dessa(s) pessoa(s).
2. Sentir ansiedade, pena e culpa quando a outra pessoa tem um problema. Sentir-se compelido – quase forçado – a ajudar aquela pessoa a resolver o problema, seja dando conselhos que não foram pedidos, oferecendo uma série de sugestões ou equilibrando emoções. 
3. Ter raiva quando sua ajuda não é eficiente.
4. Comprometer-se demais.
5. Culpar outras pessoas pela situação em que ele mesmo está.
6. Dizer que outras pessoas fazem com que se sinta da maneira que se sente. 
7. Achar que a outra pessoa o está levando à loucura. 
8. Sentir raiva, sentir-se vítima, achar que está sendo usado, que não senta sendo apreciado. Achar que não é bom o bastante. Contentar-se apenas em ser necessário a outros." Melody Beattie 

É importante que o co-dependente  faça terapia e em alguns graus de co-dependência é até necessário tratamento psiquiátrico, para aprender um novo estilo de vida que lhe traga melhores benefícios físicos, psíquicos e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outros Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...